Freguesia de Fermentelos

Grupo Folclórico Senhora da Saúde de Fermentelos

Folclore é o conjunto de todas as tradições, lendas e crenças de um País e em concreto de uma região em particular.

Conhecendo o folclore de uma região, podemos compreender o seu povo e ao mesmo tempo parte da sua história e dizem os estudiosos que é preciso que este seja praticado por um grupo de pessoas e que também que as suas músicas tenham origem anónima, que quer dizer, vindas do povo.

O Grupo Folclórico Senhora da Saúde de Fermentelos, Concelho de Águeda, foi fundado em 1979, é constituído por 40 elementos e dedica-se ao folclore e etnografia. É fiel às danças e cantares oriundos dos nossos antepassados, os trajes são genuínos do nosso povo, que trabalha no campo, na vinha e na pesca.

Ao longo destes 42 anos de existência, tornou-se um fiel representante do Folclore do Concelho e que se caracteriza na sua maioria de modas de roda.

O Grupo foi reconhecido pela Federação de Folclore Português no início dos anos 80 mantendo o rigor do seu Folclore e Etnografia até hoje.

Foi reconhecido e considerado Pessoa Colectividade de Utilidade Publica por despacho em Diário da Republica de 19 Outubro 1990. 

Em 1983 fez a sua primeira internacionalização em França, representando Portugal num Festival a nível mundial e esteve por duas vezes na Alemanha a convite da comunidade Portuguesa.

Trabalha ininterruptamente desde a sua fundação e percorreu Portugal de Norte a Sul em romarias, festivais e mostras de folclore.

Os trajes do Grupo Folclórico Senhora da Saúde correspondem rigorosamente ás descrições das pessoas mais idosas aquando da fundação do Grupo e evidenciamos o de Lavradeira Rica, Romaria, Mulher da Praça, Tricana, Ver a Deus, Tremoceira, Pescador, etc…etc….

O Grupo Folclórico Senhora da Saúde inaugurou a sua sede no ano 2000 onde desenvolve os seus ensaios semanais e promove alguns espectáculos de folclore. Integra ainda um museu com 400 peças usadas em Fermentelos nos finais do sec.XIX inícios do sec.XX e recolhidas com o intuito de serem preservadas e mostradas.

Continua a ser um dos Grupos de referência pela sua singularidade e embaixador do Folclore de Fermentelos e Águeda.


© 2021 Freguesia de Fermentelos. Todos os direitos reservados | Termos e Condições

  • GESAutarquia